quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Para refeltir: SOS

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (Jo 14.6)

Leitura bíblica: Lucas 19.1-10
O Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.
Lc 19.10

Há muitas nações e muitas línguas diferentes, mas algumas palavras ou códigos são iguais para todos. Por exemplo o SOS é um pedido de socorro que pode ser compreendido por todos - talvez por isso foi criado esse código, pois a pessoa que precisa de ajuda pode ser resgatada por qualquer um , independente de sua nacionalidade e língua.


No mundo individualista de hoje, o homem tem sérias dificuldades para pedir ajuda a outras pessoas, pois isto parece fraqueza e falta de capacidade. Em geral, somente quando estão em situações extremas é que as pessoas pedem socorro.


Agimos com Deus da mesma maneira. O homem moderno tem excluído Deus da sua vida e somente em casos muito graves, em que se esgotou toda a possibilidade, é que ele recorre a Deus. O materialismo e a tecnologia criaram uma falsa sensação de independência e capacidade - por que orar quando um familiar não chega em casa na hora habitual se temos o celular, ou pedir a Deus um filho se podemos fazer inseminação artificial? O homem não compreende sua situação de perdido e acha que não precisa de Deus. Certa vez, ao falar do evangelho a alguém, usei a expressão "Jesus quer te salvar" e a pessoa perguntou: "Salvar do quê?"


Se não estivermos consciente da nossa situação de perdidos em nossos pecados, nunca faremos um SOS pedindo que Deus nos salve. Isso só acontece porque o Espírito Santo age em nossas vidas, convencendo-nos de nossos pecados, da justiça divina e do juízo futuro (Jo 16.8). A boa notícia é que Deus, em seu grande amor, busca o homem perdido e  lhe oferece a salvação, e também está atento para nos socorrer quando o buscamos de todo coração.

Jesus é a resposta ao SOS da humanidade.

Fonte: Pão diário 13 (devocional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário